A Uber anunciou ontem (27) um novo recurso interessante: a capacidade de solicitar passeios da Uber para outras pessoas, mesmo que eles não tenham o aplicativo Uber em seus telefones, através de sua lista de contatos.
Em uma postagem no blog, a Uber descreve o recurso como uma ferramenta que poderia beneficiar os idosos, pois seus filhos poderiam simplesmente chamar Uber para eles. Claro, um efeito colateral disso é que mais pessoas estarão usando Uber, então, seja ou não acabando ajudando idosos, também tem um efeito na linha de fundo da empresa.
O recurso funciona assim: toda vez que você configura a retirada de sua localização atual, você será perguntado se o passeio é para um membro da família ou amigo. Você terá que selecionar essa pessoa no seu catálogo de endereços, pois a Uber enviará uma mensagem de texto ao piloto com detalhes sobre o passeio e um link para rastrear a rota.
Embora todas as imagens na postagem do blog mostrem o novo recurso em um smartphone, o piloto não precisa possuir um smartphone para usar o recurso. Enquanto eles podem receber um texto, eles são bons para ir.
Mas o recurso não se limita à família. Assim, pode-se comprar passeios Uber para usuários que não sejam Uber, que poderiam ser transformados em clientes Uber no futuro. Não há nada de errado com o fato de a empresa estar procurando por mais clientes, mas a apresentação deste novo recurso, disponível hoje em 30 países, faz com que pareça muito mais “doce” do que realmente é, o que é uma maneira de obter mais pessoas para usar o serviço.